Levedura nutricional: Por que prescrever?

Você já ouviu falar de Nutritional Yeast ou Levedura Nutricional? Conhece sua composição e seus benefícios? Quando e para quais pessoas ela é indicada? Se a resposta para essas perguntas é não, então, continue lendo para conhecer um pouco mais a respeito desse suplemento tão rico em nutrientes.

Sabe-se que leveduras estão presentes na alimentação humana há muitos séculos e são importantes na elaboração de alimentos como iogurtes, cervejas, queijos e vinhos, atuando como agentes fermentadores. Além disso, elas estão presentes na microbiota do nosso sistema gastrointestinal e podem desempenhar papel protetor e regulador no organismo. Especificamente, a Levedura Nutricional é o nome dado ao suplemento com o fungo Saccharomyces cerevisiae inativado, um microrganismo que se prolifera em ambiente rico em carboidratos como a cana-de-açúcar ou beterraba, sendo lavado a seco e transformado em pó, pela indústria, para sua posterior comercialização.

Durante o processo de fermentação é produzido um suplemento extremamente rico em vitaminas do complexo B, além de proteínas, fibras, zinco, selênio e folatos, sendo, por isso, considerado um superalimento. Em estudo realizado por Talbott e Talbott (2009), foi avaliado se a suplementação com betaglucana isolada de Saccharomyces cerevisiae em maratonistas e atletas de resistência, antes do exercício, poderia influenciar na diminuição da fatiga, de sintomas respiratórios e no aumento do vigor em comparação ao grupo placebo. De acordo com os resultados, os atletas que consumiram cerca de 200mg ou 500mg do suplemento proveniente da levedura apresentaram menor cansaço físico, menos sintomas respiratórios e maior disposição.

A Levedura Nutricional confere aos alimentos um sabor azedinho, semelhante ao queijo, e pode ser adicionada a diversas preparações como saladas, molhos, sopas, recheios, snacks, entre outras receitas, ressaltando o sabor dos alimentos e conferindo-lhes aspecto cremoso. Por ser rica em fibras, pode auxiliar no funcionamento intestinal, além de conter baixo teor de sódio. Ela também é fortemente indicada como suplemento para vegetarianos e veganos devido às altas concentrações de vitaminas, sobretudo, cobalamina (B12) e por não conter nenhum produto de origem animal. Ainda, oferece cerca de 7,0g de proteína a cada colher de sopa (15g) ingerida, desse modo, contribuindo para a geração de energia.

A Levedura Nutricional é considerada um superalimento por seu amplo conteúdo nutricional, sabor e benefícios ao organismo. Pode, ainda, ser usada para complementar a prescrição de pacientes, incluindo aqueles com restrições alimentares e/ou deficiência de micronutrientes.

REFERÊNCIAS

ALONSO-DEL-REAL, J. et al. Effect of temperature on the prevalence of Saccharomyces non cerevisiae species against a S. cerevisiae wine strain in wine fermentation: competition, physiological fitness, and influence in final wine composition. Frontiers in microbiology, v. 8, p. 150, fev. 2017.

ARAÚJO, K. F. A utilização de probiótico causando infecção invasiva em humanos pelo Saccharomyces cerevisiae. 2018. 22f. [Trabalho de Conclusão de Curso] – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.

TALBOTT, S.; TALBOTT, J. Effect of BETA 1, 3/1, 6 GLUCAN on upper respiratory tract infection symptoms and mood state in marathon athletes. Journal of sports science & medicine, v. 8, n. 4, p. 509-515, dez. 2009.

TORRES, A. Notícias e resultados de pesquisas científicas sobre o mundo da Nutrição. O que é nutritional yeast (levedura nutricional)? Disponível em: <http://andreiatorres.com/blog/2016/11/12/o-que-nutritional-yeast-levedura-nutricional>. Acesso em: 14  jun. 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *